Dimensões
As dimensões são definidas em milímetros por alguns motivos importantes:
- Padrão Internacional: o sistema métrico é amplamente utilizado em todo o mundo como um padrão internacional para medições. Ao definir as dimensões em milímetros, garantimos que nossos desenhos sejam compatíveis com projetos e colaborações globais;
- Precisão e Escala: milímetro é uma unidade de medida mais precisa do que polegadas ou pés. Ao trabalhar com dimensões em milímetros, podemos criar desenhos mais precisos e garantir que os objetos estejam à escala correta;
- Facilidade de Conversão: o sistema métrico é baseado em múltiplos de 10, o que torna as conversões entre unidades (por exemplo, de milímetro para centímetros ou metros) mais simples e diretas.
- Compatibilidade com Padrões Técnicos: muitos padrões técnicos e normas industriais especificam dimensões em milímetros. Ao usar essa unidade, nossos desenhos estarão alinhados com esses padrões.
Dentro do Integrador eCUBUS, existem diferentes formas de resgatar os valores das dimensões de uma peça:
Dimensões pré-selecionadas
O Integrador eCUBUS dará prioridade às cotas selecionadas pelo usuário. A ordem de seleção define o significado de cada cota: a primeira será o Comprimento, a segunda a Largura e a terceira a Espessura.
Não é obrigatório selecionar todas as cotas — apenas as necessárias para representar o material de consumo da peça. A quantidade dependerá do tipo de material utilizado:
- Para material do tipo Barra, pode ser selecionada somente uma dimensão;
- Para material do tipo Chapa, podem ser selecionadas duas dimensões.
Se não for possível selecionar mais de uma cota por vez no SolidWorks, isso pode estar relacionado a uma limitação imposta pelo recurso Instant3D. Para permitir a seleção de múltiplas dimensões simultaneamente, é necessário desativar o Instant3D, localizado no final da aba superior "Recursos".
Esboço Padrão
1) Se não houver cotas selecionadas, o Integrador eCUBUS irá tentar resgatar as dimensões no Esboço Padrão.
2) Se houver um esboço nomeado conforme o padrão definido no parâmetro “SketchName” na aba CAD do Integrador eCUBUS, ao executar o Integrador sobre a peça, ele utilizará as dimensões desse esboço, respeitando a ordem em que as cotas foram definidas.
3) A primeira cota defina será considerada como Comprimento, se existir.
4) A segunda cota definida será considerada como Largura, se estiver presente, e a terceira será considerada como Espessura, se houver.
Lista de corte
Se não houver cotas selecionadas manualmente ou definidas em um esboço com nome padrão, o Integrador eCUBUS tentará ler os recursos do arquivo. Quando utilizado o recurso de Chapa Metálica ou “Caixa Delimitadora”, ele recupera automaticamente, a partir das propriedades da lista de corte, os valores padrão de Comprimento, Largura e Espessura.
Definir Unidades Padrão
1) Para definir o tipo de unidade padrão no SolidWorks, é necessário que haja um arquivo aberto — caso contrário, o campo correspondente permanecerá desabilitado. Com um arquivo aberto, clique no botão "Personalizar", localizado no canto inferior direito da tela. Abrirá um menu com opções. Clique em “Editar unidades do documento…” para acessar as configurações de unidade e realizar os ajustes necessários.
2) Selecione a aba “Propriedades do documento” e selecione a opção “Unidades” no menu esquerdo.
3) Na tabela apresentada, defina os seguintes campos para as unidades padrão da engenharia mecânica:
Comprimento = milímetros;
Tempo = segundo;
Massa = quilogramas;
Finalize clicando no botão "OK".